6 passos para começar a vender produtos online

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Vender produtos online pode ser bastante desafiador. Leia aqui os 6 passos fundamentais para obter sucesso com seu novo infoproduto!

Os produtos online são uma nova tendência que vem trazendo ótimos resultados não só para os empreendedores digitais, como também para aqueles que os consomem. Por conta disso, vender produtos online é uma opção muito interessante, promissora e ao mesmo tempo desafiadora.

Em especial os infoprodutos, materiais que, de alguma maneira, promovem informações relevantes para seu público com o objetivo de agregar valor e ajudá-lo na solução de um problema.

Talvez você ainda esteja um pouco perdido em como começar a vender produtos online, mas, não se preocupe, pois isso é normal.

E para te ajudar com isso, produzimos esse conteúdo. Nele, vamos apresentar os 6 passos fundamentais para a criação e lançamento de um produto online de sucesso.

1º passo – Planejamento

Como em qualquer outro negócio, você vai precisar se planejar para vender produtos online. No primeiro passo, você vai precisar de um tempo de autoconhecimento e introspecção, pensar em seus valores, objetivos, sonhos e desejos.

Ainda no planejamento, você pensará em qual posicionamento pretende criar no mundo digital. Nessa etapa, você só precisará saber aonde quer chegar e qual imagem quer passar para a sua audiência.

Após definido o posicionamento, é hora de focar no mercado. Buscar o nicho, o tipo de mercado, identificar uma possível persona e até os pontos de contato que você poderá ter com ela é a peça chave dessa etapa de planejamento.

Como estará vendendo cursos online, é preciso que você saiba exatamente onde, como e quando abortar a sua persona. Assim, você entrará no dia a dia da mesma como amigável confiável e de credibilidade. Nada de ficar empurrando algo para ela, o resultado pode ser inversamente pior.

Ao final da sua etapa de planejamento para vender seu produto online, não se esqueça de estabelecer uma meta viável e realista para ser alcançada. Falaremos mais sobre isso no passo 3: implementação.

Em geral, sua meta deve ser focada em alcance de público ou geração de leads, tendo em vista que, quando você estiver se preparando para vender produtos online, precisará de muitos leads qualificados.

2º passo – Conteúdo

Como qualquer estratégia de marketing digital, o conteúdo é um dos passos fundamentais para o sucesso. O marketing de conteúdo deve sempre ser visto como combustível para que o marketing digital tenha resultados, e é claro que para vender produtos online não seria diferente.

Nessa etapa de conteúdo, o seu foco deve ser na criação de uma estratégia de marketing de conteúdo, não só de blogs como também dos pontos de contato que você estabeleceu no item anterior.

Agora você vai pensar mais estrategicamente, buscar meios viáveis e se planejar para alcançar a meta também estabelecida na etapa de planejamento.

Como principal função nessa etapa, você deve se preocupar em criar uma linha editorial, os tipos de conteúdo que serão publicados e sua intenção.

Após a linha editorial completa, você deve então elaborar o seu calendário editorial. Nele, você deve colocar quando publicará cada conteúdo para ter uma visão geral de como será o projeto até o lançamento do seu produto online.

Lembre-se também de criar a sua isca digital inicial e uma sequência de e-mail marketing para ser ativado no momento que começar a ter conversões em sua página.

3º passo – Implementação

É nesse passo que você vai começar a realmente colocar os planejamentos em prática. Nesse momento, você vai começar a aplicar tudo que foi elaborado nas duas primeiras etapas.

É importante lembrar também que você está em fase de teste e deve estar atento aos resultados e nos erros e acertos para aprender com cada um deles.

Nesse momento também que você criará a sua página de captura de leads. Ela vai servir para você ofertar a sua isca digital em troca de um e-mail para conversas futuras. Nesse momento você ainda não lançará sua página, apenas criará.

Outras atividades dentro dessa etapa são a publicação dos conteúdos planejados, a ativação dos e-mails que você criou anteriormente e o seu primeiro investimento financeiro no projeto.  

Só na etapa de implementação você começará a investir dinheiro para vender produtos online, nessa etapa você vai precisar criar e divulgar anúncios nos pontos de contato que já foram estabelecidos e trabalhados nos passos anteriores.

Os custos devem ser baixos e você pode fazer teste de dias e horários com pequenos valores no Facebook. Lembre-se de segmentar para a persona criada na etapa de planejamento. Mesmo que você ainda não tenha validado a mesma, ela vai te guiar em um caminho inicial.

4º passo – Pré-pré-lançamento

Esse passo é muito interessante também, pois é nele que você validará tudo que veio trabalhando até agora. Com pré-pré-lançamento, você vai começar a adquirir os primeiros leads, para então poder validar todas as previsões que fez no planejamento e na etapa de conteúdo.

O primeiro passo nessa etapa para vender produtos online é de fato anunciar a sua isca digital. Portanto, ao fazer o anúncio da página você novamente precisará de um investimento financeiro, mas, lembre-se de utilizar todo o aprendizado adquirido na etapa anterior quando você começou a anunciar conteúdos nas mídias sociais.

Como você já fez os testes, deve saber quando, onde e para quem é melhor investir em anúncios de sua isca digital. Quanto mais assertivo for o seu anúncio, melhor serão os resultados de conversão. Então, aproveite para usar todo o conhecimento adquirido desde o início.

Depois de lançada, sua isca digital é o momento de validação. Valide as informações coletadas nas duas primeiras etapas e se preciso refaça-as, agora é o momento de concretização de sua ideia.  

Logo em seguida, monte o escopo, formato e a oferta de seu produto. Monte também um webinar e deixe-o pronto para divulgar o seu produto na etapa seguinte.

5º passo – Pré-lançamento

Na etapa de pré-lançamento você já está bem maduro e sabe o que quer lançar, quando, porque e como fazer. Agora você deve utilizar a sua lista de leads adquiridos nas etapas três e quatro para divulgar o webinar.

Lembre-se de montar um e-mail marketing exclusivo para os cadastrantes, uma página de captura para o mesmo com o link de acesso e divulgar nas mídias sociais e outras canais que você descobriu ao longo do processo.

Vender produtos online pode parecer fácil, mas requer muita dedicação e esforço. Saiba exatamente tudo que foi feito até então e melhore as partes fracas. Essa é a fase final antes do lançamento efetivo de seu produto.

6º – Lançamento

Chegou a hora do lançamento! Nessa última etapa, você fará o lançamento de seu produto através do webinar agendado previamente. Lembre-se de contar um pouco sobre você e o que seu produto online ajudou a solucionar.

Lembre-se de dar uma atenção especial aos seus primeiros compradores, eles podem se tornar grandes cases de sucesso no futuro. E, além disso, busque manter o contato pelas mídias previamente selecionadas, para que eles se lembrem de você e o indique aos amigos.

Assim, você conclui um processo fundamental para vender produtos online. E poderá desfrutar do sucesso de seu lançamento.

Eu entendo que te passei muitas informações e ainda não deu tempo de absorvê-las por completo. Por isso, preparei um checklist com todos os tópicos citados no texto, para te ajudar a ter um Lançamento de Sucesso e realmente vender produtos online com maestria. Baixe agora, e comece logo a etapa de planejamento. Para acontecer, só depende de você!

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