5 coisas que ninguém conta sobre ser um empreendedor digital

Rate this post

Quando falamos sobre se tornar um empreendedor digital, nem sempre tudo são mil maravilhas. Descubra coisas que ninguém te contou sobre a profissão!

Pode parecer fácil criar um infoproduto e se tornar um empreendedor digital, mas não se engane.

Como qualquer profissão, existem os prós e contras. Você só vai fazer acontecer quando estiver ciente dos dois lados da balança e ter certeza que os prós são mais relevantes que os contras.

Assim, você estará pronto para pagar o preço necessário para ter um lançamento de sucesso e se tornar um empreendedor digital reconhecido e renomado.

Listamos 5 coisas que ninguém te conta sobre ser empreendedor digital para você considerar se é isso mesmo que busca para o seu futuro profissional. Confira!

1 – Você vai ter que amar planejamento

Por mais que você odeie planejar muito e goste mais da ação, como empreendedor digital é importante que você entenda que somente com muito planejamento e análises você diminuirá os riscos e alcançará o sucesso esperado.

Como já dizia Lewis Carrol, “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”. Por isso, o planejamento é sempre essencial para o seu negócio.

Seja para o lançamento de um novo produto totalmente do zero, como para uma nova meta a ser atingida. Quanto melhor for seu planejamento e mais realista, melhores serão seus resultados e alcances.

2 – Você vai precisar se dedicar bem mais que 8 horas por dia

Se você está pensando em se tornar um empreendedor digital para trabalhar menos e ter vida mole, pode esquecer.

Pelo menos no começo, você precisará gastar muitas horas se dedicando ao seu sonho e objetivo. E, diga-se de passagem, isso pode te trazer noites em claro e finais de semana na frente do computador.

Isso não significa que você não terá mais vida social, mas como em qualquer negócio, o início é sempre o mais difícil e desgastante. Por conta disso, você deve tratar seu novo projeto como uma nova empresa que você está abrindo.

Se você está disposto a pagar o “preço”, continue lendo o conteúdo, pois não para por aí!

3 – Você precisará assumir muitos riscos

Quanto melhor e mais realista for os seus planejamentos, menores serão os riscos que você estará correndo. Mas não pense que eles não existirão. Seja em um negócio físico ou digital, os riscos sempre estarão presentes.

O ponto positivo é que em um negócio digital você não investirá tanto dinheiro, então, a perda não será um risco recorrente ou relevante.

Mas você, como empreendedor digital, precisará assumir e saber dos possíveis riscos do seu negócio, e mais do que tudo, saber resolvê-los ou contorná-los.

Lembre-se sempre que não terá ninguém para passar a mão ou delegar a situação, isso será exclusivamente problema seu e você precisa estar pronto para lidar com eles.

Pense nos riscos quase como a sua concorrência, você deve conhecê-los tão bem quanto a si mesmo e saber como ser melhor. Trabalhar com planejamento vai te ajudar muito a solucionar esse problema. Mas, como todo bom empreendedor, você deve estar preparado para tudo, inclusive o inesperado e desconhecido.

4 – Muita vai ser seu nome e Persistência sobrenome

Como você está em busca dos seus sonhos, vai ser difícil encontrar pessoas para sonhar junto no começo. Então, sua única motivação será você mesmo.

Além disso, você será seu próprio chefe e precisará ter muita disciplina e persistência para fazer acontecer.

Não ter ninguém te apoiando não significa que a sua ideia ou solução seja ruim. Talvez elas não tenham percebido a sua real necessidade ainda. Tudo é uma questão de tempo, e ser persistente nessas situações é um ponto fundamental para o seu sucesso.

Então, trabalhando em casa sem cobranças, é ainda mais difícil ser produtivo e alcançar os resultados planejados, por isso a persistência deve sempre reinar. Uma dica é você encontrar reais motivadores dentro do seu grande objetivo que te motivem a trabalhar horas e horas, sem ganhar nenhum centavo em prol de um bem maior no futuro.

5 – Você vai errar muito e acertar pouco

“Como assim? Mas eu não posso errar!”.

Se esse é o seu pensamento, esqueça. Como qualquer empreendedor, você assumirá grandes e pequenos riscos e tomará muitas decisões erradas até chegar na certa. Não se assuste, é assim que se aprende.

Testes são essenciais para saber o que funciona para seu negócio e com o seu público. O segredo nessa situação é sempre aprender com o erro e então melhorar na próxima tentativa. Mesmo que você erre de novo, tenha certeza que foi em algo novo.

São nossos erros, tanto profissionais como pessoais, que nos fazem crescer e abrir a nossa mente. Busque sempre as melhores soluções e elimine os riscos. Elabore um novo planejamento e o coloque em ação. E lembre-se de se manter persistente, pois é com o tempo que as coisas acontecem.

Não é uma tarefa fácil, só aqueles que realmente estão dispostos a pagar o preço necessário e tem como objetivo maior o sucesso de seu negócio digital que realmente farão acontecer.  

Portanto, mesmo com todas essas partes mais maçantes, se o seu objetivo é solucionar um problema e ajudar pessoas, tenho certeza que terá motivação suficiente para trabalhar duro e tornar esse sonho realidade.

Se você está certo que pretende se tornar um empreendedor digital, preparamos um checklist para te ajudar na primeira etapa de lançamento de sua nova empresa e produto. Baixe agora o Guia definitivo para fazer seu primeiro lançamento digital de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *